Edicc 9: (Re)ocupar e (re)existir
O Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC) é um evento organizado anualmente por alunes do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/Unicamp). Em sua nona edição, o Encontro será realizado de forma híbrida entre os dias 27 e 30 de Setembro de 2022, terá como tema “(Re)ocupar e (re)existir” e contará com cinco tipos de atividade: mesas redondas; comunicações orais; relatos de experiência; mostra fotográfica; e mostra de curtas de divulgação científica e cultural. A seguir, apresento parte do texto de apresentação desta edição (texto completo aqui), que escrevi em colaboração com André Stefanuto e Milena Alves:
“Em 2020 o mundo passou a viver uma pandemia. Isto nos levou à desocupação dos locais públicos, de interação e de modos de existência como sociedade. […] Foi preciso resistir. E, em meio a tantas políticas de extermínio, para resistir foi preciso especialmente existir.
Em 2022, após meses (re)existindo, podemos, cada vez mais, (re)ocupar espaços: materiais, conceituais, afetivos. E, seres dinâmicos que somos, não somos capazes de reocupar de forma inerte: ao reocupar, também reconstruímos espaços! Espaços que foram desocupados, isolados, abandonados e desmontados. Espaços que nos foram tomados para servir a projetos políticos e mercadológicos cujas agendas visam o desmonte e o desmate; a violência e a violação; o extermínio e a extinção; o descaso e o desapego. A estas agendas é preciso nova e cotidianamente resistir. Levar a sério a vida e os modos de existência, como nos ensinam povos originários, plantas, fungos, animais, organismos invisíveis, mulheres e transviados, crianças, a arte, as favelas e a própria terra.
Por isso, buscamos inspiração no lema “Ocupar e Resistir” que historicamente ecoa em diferentes movimentos de luta e ocupação no Brasil. Estes movimentos também nasceram de contextos como os que vivemos hoje, nos quais se atritam políticas de retrocesso e lutas de resistência.
Agora, novamente, é preciso ocupar e (re)ocupar. […] Chegamos para integrar e entrelaçar, de forma inter e multidisciplinar, os olhares sobre Ciência, Comunicação, Artes e Cultura.”
Partindo desta proposta, o EDICC este ano contará com três mesas redondas, sendo: a primeira delas intitulada “Debates sobre clima, território e futuro: sobre florestas e pessoas que delas cuidam”; a segunda “Subjetividades resistentes, ocupações epistemológicas: corpos e identidades plurais na produção de ciência e cultura”; e, por fim, a mesa de encerramento terá como tema “(Re)existências democráticas: (Re)ocupar a política, a cultura e a ciência”.
As inscrições para as mostras fotográfica e audiovisual seguem abertas até o dia 05/09 e a modalidade de ouvintes estará disponível até o dia 25/09. Se quiser participar, acompanhar ou saber mais sobre o EDICC é só acessar o site do evento.
Legenda da imagem: Logo da nona edição do Encontro, nas cores vermelho, verde e amarelo, com os dizeres “(Re)ocupar e (re)existir EDICC 9”. Crédito da imagem: Identidade visual por Natália Aranha de Azevedo.