Jornalismo e o colonialismo na ciência: diálogos entre Meghie Rodrigues e Grada Kilomba
Olá! Esta reportagem foi realizada como produto final da disciplina Estudos Culturais das Ciências, ministrada pela professora Daniela Manica. Você sabia que a branquitude ainda domina os espaços do Jornalismo mais tradicional? Uma pesquisa do GEMA – Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa da UERJ analisou o perfil dos jornalistas do Estadão, Folha de São Paulo e o Globo. O resultado mostra que 84,4% dos produtores de conteúdo são brancos, seguidos por pardos (6,1%), pretos (3,4%) e indígenas com 0,1% de participação na autoria das reportagens.
Esses resultados despertam um alerta: quem tem o poder de fala nos jornais brasileiros? Como essa falta de diversidade racial pode implicar na representação sobre a ciência nacional e internacional? Para isso, trouxemos as contribuições de Grada Kilomba, escritora e psicóloga, sobre a decolonização do conhecimento científico, e também realizamos uma entrevista com a jornalista e pesquisadora Meghie Rodrigues sobre os caminhos para decolonizar o jornalismo científico. Ouça a reportagem completa a seguir:
REFERÊNCIAS
BARBOSA, A. (2022). Por uma teoria latino-americana e decolonial do jornalismo — critérios de noticiabilidade para o jornalismo latino-americano: o caso da revista Nossa América 2022. Revista Alterjor, 26(2), 03-19. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v26i2p03-19
FERREIRA, Nara Torrecilha. Ações afirmativas raciais e a atuação do jornal Folha de S. Paulo. Cadernos de Pesquisa, v. 49, p. 110-128, 2019.KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro, RJ: Cobogó, 2019. 244 p.
PORTELA, Poema; Sá, Izabele; Feres Júnior, João; Lemos, Fernanda & Mina, João Pedro. Raça, gênero e imprensa: quem escreve nos principais jornais do Brasil? (GEMAA), IESP-UERJ, 2023, p. 1-21.
RODRIGUES, Meghie. É preciso pensar sobre as relações de poder na ciência e jornalismo. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/ciencia-fundamental/2023/04/e-preciso-pensar-sobre-as-relacoes-de-poder-na-ciencia-e-jornalismo.shtml. Acesso em: 12 abr. 2023.
Legenda da imagem: Fóssil de dinossauro ‘Ubirajara’, originado do Ceará devolvido ao Brasil após 30 anos na Alemanha. Créditos da imagem: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.