Boletim de Notícias: maio a junho de 2024 – Acontecendo no Labirinto

É chegada a sexta edição do Boletim de Notícias – Acontecendo no Labirinto! Ele tem por objetivo compilar e compartilhar as atividades coletivas e individuais das e dos integrantes do Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre Tecnologias da Vida – Labirinto, que está conectado ao Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo), no Nudecri/Unicamp (Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade/Universidade Estadual de Campinas).

Reuniões do Labirinto

Desde sua origem em 2019, o Labirinto realiza reuniões frequentes entre os seus integrantes. Neste terceiro bimestre de 2024, as/os participantes do Labirinto se reuniram mensalmente entre os meses de maio e junho. No encontro de maio foram discutidos dois textos. O primeiro foi um texto preparado pela mestranda Fernanda Mariath, discutindo o momento pré-qualificação da pesquisa “Expressões das diferenças entre os sexos em células-tronco: perspectivas feministas sobre o gênero na ciência”. Na sequência foi discutido um texto da doutora Clarissa Reche desenvolvido a partir da tese “Manchando: (o que) fazer (com) a menstruação. Estratégias e experimentos para vazar questões feministas através das tecnociências”. O encontro de junho foi adiado para 01/08 e ficou combinada a atividade cultural de encerramento das atividades do semestre no Labirinto.

Leituras no Labirinto

Kris Herik de Oliveira iniciou o grupo de leitura do livro “Dysphoria mundi: o som do mundo desmoronando”, de Paul B. Preciado, com 20 participantes (incluindo público externo). De 2 de maio a 22 de agosto de 2024.

Podcast De Lua em Lua, uma produção do Mundaréu

No final de maio foi lançada a série De Lua em Lua, com 7 ciclos lançados entre os dias 21 e 28 de maio. Os ciclos são episódios que tratam da relação com Os Vazamentos, As Manchas, As Vergonhas, Os Nojos, As Dores, Os Desconfortos e encerra com Os renascimentos. Este último ciclo foi lançado no dia 28 de maio, que também é celebrado o Dia Internacional da Dignidade Menstrual.

Pesquisas

No dia 27 de maio de 2024 foi realizada a defesa de tese de doutorado “Manchando: (o que) fazer (com) a menstruação. Estratégias e experimentos para vazar questões feministas através das tecnociências”, desenvolvida por Clarissa Reche, pesquisadora do Labirinto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unicamp.

Extensão

No dia 28 de maio de 2024, Dia Internacional pela Saúde da Mulher e também celebração da Dignidade Menstrual, aconteceu a atividade de extensão comunitária na Escola Telêmaco Melges como parte do Programa Olhos no Futuro (Campus Sustentável). A atividade consistiu na divulgação da nova série do Mundaréu, De Lua em Lua, com a participação das adolescentes na feitura de cartazes enquanto ouviam os três primeiros ciclos do Podcast Mundaréu.

Lançamento de livro

No dia 07 de junho de 2024, às 9h na Casa do Lago, aconteceu o lançamento do livro “Divulgação Científica e Cultural: 16 anos de um curso de pós-graduação”, que reúne capítulos produzidos por docentes e discentes das quatro linhas do programa. Nele encontra-se o capítulo publicado pela pesquisadora do Labirinto Jacqueline Medeiros, em coautoria com Daniela Manica, intitulado “Telejornalistas negras no Brasil: Do silenciamento à reivindicação da voz”.

Conferência

Dia 13/06/24, 17h, na Sala de Aulas do Labjor, conferência da Profa. Tania Perez-Bustos (Universidad Nacional da Colombia), intitulada “Metodologias especulativas, cuidado e coisas sem terminar”. Transmissão online pelo canal do Labirinto no Youtube.