A Enciclopédia Diferença e Saúde em Perspectiva surgiu como produto de um trabalho final da disciplina Estudos Culturais da Ciência, do programa de pós-graduação Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ministrada pela professora Daniela Manica. Nossa proposta foi inspirada, em um primeiro momento, pelas discussões realizadas no âmbito da disciplina. Ao longo do curso, debatemos e refletimos acerca de diversos trabalhos e intelectuais que, em sua grande maioria, estavam alicerçados em um critica feminista à ciência. Em um segundo momento, para a realização deste trabalho final, nos inspiramos na Enciclopédia de Antropologia que foi elaborada e segue mantida por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Tal Enciclopédia foi construída no âmbito de uma disciplina ministrada no PPGAS, pois sua professora responsável requisitou que os trabalhos finais fossem entregues em formato de verbetes.
Com a publicação desta Enciclopédia, buscaremos conferir visibilidade para os diferentes sujeitos que produzem ciência, tendo em vista que, historicamente, cientistas eram, em sua grande maioria, homens cisgênero brancos e heterossexuais. Tal movimento político-científico busca explicitar, assim como já tem sublinhado as autoras citadas nesta apresentação, que o conhecimento é produzido de forma situada e parcial (Haraway, 1995). Isto quer dizer que a produção de conhecimento e sua legitimação estão circunscritas aos interesses de quem o produz, às escolhas teóricas e também metodológicas, às redes de relações das quais se faz parte e a como gênero, raça e outras diferenças em intersecção atravessam todos esses processos. Por fim, buscaremos contribuir para as discussões e reflexões críticas que partem dos estudos feministas e da antropologia da ciência, nos atentando para como desigualdades e diferenças sociais provocam efeitos nos modos como o conhecimento é produzido e legitimado e, consequentemente, na própria ciência.
VERBETES
Submissão
Para submeter um verbete, é preciso preencher um formulário. Cada verbete é composto por título, autoria, texto, referências e palavras-chaves. Quaisquer dúvidas, estamos à disposição no e-mail: william.p.rosa@gmail.com e fermariath@gmail.com
Para enviar seu verbete, clique aqui.
Comissão editorial
Fernanda Mariath (Labjor/Unicamp)
William Rosa (PPGAS/Unicamp)