Entrevistando MC Venezza: aprendendo e ensinando através do RAP

Entre 2022, realizei a pesquisa “Aprender sobre a cultura e diversidade que existe na nossa escola” – Produzindo e experimentando podcasts de Antropologia no ensino médio, participando das aulas de Sociologia de uma escola de ensino médio em Brasília (DF) durante três meses. No caminho de ouvir e produzir podcasts, gravamos uma entrevista que resultou no episódio “Histórias de Estudantes”, sobre a relação de dois estudantes com a cidade e a escola. O episódio ficou acessível só para a comunidade escolar, dado que expõe a voz de estudantes que, na época, eram menores de idade. Passado alguns anos, um deles mostrou-se um interlocutor amigável, fizemos projetos juntes e nos apoiamos mutuamente. Assim, decidi selecionar alguns trechos do episódio “Histórias de Estudantes” para que mais pessoas conheçam a história do MC Venezza! Sugestão: leia a entrevista ao som da música “Superei”.

P: O Johan, mais conhecido como Venezza, nasceu na cidade de Valência, na Venezuela, e migrou para o Brasil em 2018. [Na época da entrevista] ele tá no 3º ano, é cantor de rap e até fez um show na escola! Cara, conta pra gente, como você e sua família chegaram aqui [Brasília]?

MC Venezza: Onde eu morava era uma cidade muito agitada, a capital da indústria, só que naquele tempo tava faltando muito emprego e tal. Eu cheguei primeiro em Roraima, morei dois anos lá, depois vim pra cá. Mano, no início até foi bom, mas na minha mente também queria tá lá, porque era meu país e tal, a costume é diferente, o idioma é diferente. Não foi muito difícil aprender o português porque eu me dediquei muito pra isso, eu ficava ouvindo música, andava só com o pessoal que falava português… Eu sabia que ia demorar muito tempo pra eu voltar pro meu país e tinha que aprender português né. Mas eu gosto da cultura do Brasil, é mais ou menos parecido com o meu país.

P: E como você ganhou esse apelido, que agora é seu nome de MC?

MV: É porque todo venezuelano aqui é veneza entendeu, aí eu que acrescentei mais um pouquinho pra deixar a marca do meu país também né, aí eu coloquei Venezza. Mas pensei muito tempo também, tava procurando um nome que dê pra entender aqui, dê pra entender lá fora também, e acho que Venezza tá bom.

P: O que você acha da nossa escola?

MV: é porque tipo, todo mundo fala que “ah, eu vim pra escola pra estudar”, mas nem todo mundo, tipo tu vem pra estudar, mas tu também tem aquelas amizades que te faz vim pra escola. Eu acho muito bom, tem que ter respeito pelo professor mais que tudo, mas ninguém obriga ninguém. Tipo, só tem que estudar mano. Eu não sou muito aquele menino inteligente da sala, mas tenho certeza que sou aquele menino que sempre tento me superar de algum jeito.

P: O que vocês diriam como reflexão para as pessoas que estão ouvindo essa entrevista?

MV: Eu acho muito massa tipo, ouvir as histórias das pessoas sabe. No meu caso, eu tenho muitas coisas marcantes mas tento só puxar as coisas boas né, tipo tem que ser positivo mano, porque já a vida não é muito boa, aí se você fica pensando naquelas coisas ruins você não vai chegar em nada mesmo. Eu sou uma pessoa de respeito, entendeu? Se você me respeita, eu te respeito. E eu acho mais massa você me respeitar a você me admirar, tipo você querer o que eu tenho, eu acho mais massa isso.

Descrição da imagem: MC Venezza em pé, se apresentando na frente da sala de aula. Ele está usando uma camiseta branca, calça preta e boné. Atrás dele, um quadro branco, portas e janelas fechadas. À direita, um quadro de avisos com cartazes coloridos e algumas carteiras. Em uma delas, um estudante de boina, calça preta e blusa da escola, que é azul claro.Crédito da fotografia: Irene do Planalto Chemin.