O Labirinto nas XV Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y Tecnología

As XV Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y Tecnología aconteceram na Unicamp, entre os dias 23 e 25 de julho de 2024. O tema do evento foi re(fazer) a ciência e a tecnologia na democracia. Nós, pesquisadoras do Labirinto, participamos ativamente do evento, oferecendo oficinas, apresentando mesas e promovendo Grupos de Trabalho. No post de hoje, saiba um pouquinho do que fizemos por lá!

MESA TEMÁTICA

A mesa “Conversas entre mundos: CTS e antropologias feministas em América Latina” foi proposta e organizada por Daniela Manica (Unicamp), contando com as palestrantes Tánia Pérez-Bustos (Unal, Colômbia), Varin Mema (FUNAI, Brasil) e Luciene de Oliveira Dias (UFG, Brasil), e tendo como debatedora María Anigstein (UChile, Chile).

OFICINA

A oficina “Costurando um mundaréu de relatos” foi oferecida por Tánia Pérez-Bustos (Unal, Colômbia) e por Daniela Manica (Unicamp) e contou com o apoio de organização e execução da equipe do podcast Mundaréu. Em breve publicaremos o resultado da oficina.

GRUPO DE TRABALHO

O GT “Metodologias feministas de pesquisa CTS na Améfrica Ladina” foi coordenado pela professora Daniela Manica (Unicamp) e pela Clarissa Reche (Unicamp), junto de Cecilia Alejandra Rustoyburu (Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina) e Natacha Mateo (Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina).

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Irene do Planalto Chemin apresentou as reflexões iniciais da pesquisa que vem desenvolvendo no Mestrado em Divulgação Científica e Cultural, “Acessos e usos da Internet por adolescentes: produzindo um podcast sobre Educação Digital”, no GT Políticas Públicas Aplicadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Crianças.

Fernanda Mariath apresentou resultados parciais da sua pesquisa que também está desenvolvendo no Mestrado Em Divulgação Científica e Cultural, com o resumo intitulado “Sangue menstrual in vitro: uma série de podcast feminista sobre células-tronco e pesquisa científica” no GT Metodologias feministas de pesquisa CTS na Améfrica Ladina.

Kris Herik de Oliveira apresentou o trabalho “Cartografando as primeiras curas do HIV: técnicas e artefatos de uma pesquisa”, no GT Hacer metodologías/Metodologías del hacer. Cuando la precariedade importa.

Legenda da imagem: Pessoas com braços em volta de uma mesa branca com vários materiais de costura coloridos. Créditos: Igor Pereira da Silva.