QUEM SOMOS

Daniela Tonelli Manica

Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), da Unicamp. Professora do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (IEL, Unicamp) e do Programa de Doutorado em Ciências Sociais (IFCH, Unicamp). Possui graduação em Ciências Sociais (2001), mestrado (2003) e doutorado (2009) em Antropologia Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH, Unicamp). Pesquisa temáticas relacionadas a corpo, gênero e tecnociências. Coordena o Labirinto, Laboratório de estudos socioantropológicos sobre tecnologias da vida, e é coprodutora do podcast Mundaréu, dedicado à divulgação científica de Antropologia.

Email: dtmanica@unicamp.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3317043883273343

 

 

Bárbara Fernandes

Jornalista e atriz, pós-graduada em Jornalismo Científico pelo Labjor-Unicamp. Atualmente, é mestranda em Divulgação Científica e Cultural na mesma instituição, onde pesquisa sobre como o teatro pode ser uma ferramenta para evidenciar as relações entre gênero e ciência, com foco na peça Hysteria do Grupo XIX. Tem forte interesse em estudos de gênero, teoria queer, negritudes e artes.

Email:babifernandes233@gmail.com
Instagram:@barbara_233
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9124272689053376

 

Beatriz Klimeck

Antropóloga e mestranda em Divulgação Científica pelo Labjor/Unicamp, mestre e doutoranda em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Divulgadora científica no projeto “Qual Máscara?”. Pesquisa a relação entre autoridade científica e as novas dinâmicas das redes sociais.

Email: klimeckbeatriz@gmail.com
Twitter: twitter.com/biaklimeck
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4918862095613545

 

Clarissa Reche

Artesã, designer, educadora e pesquisadora transdisciplinar, habitando a fronteira entre ciência e arte. Atua no campo de estudos sociais das ciências e tecnologias. É pesquisadora em Jornalismo Científico (FAPESP) do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (NUDECRI, Unicamp), trabalhando junto com a Rede de Antropologia Feminista da Ciência e da Tecnologia. Doutora em Ciências Sociais (IFCH-UNICAMP), desenvolveu pesquisa sobre menstruação e produção de conhecimento. É mestre em Culturas e Identidades Brasileiras (IEB/USP) com uma pesquisa sobre ciência aberta e cidadã junto com um grupo de biohackers interessados em biologia sintética. Bacharel em Design Industrial (Mackenzie/ProUni), e Ciências Sociais (FFLCH/USP). Faz parte da equipe do podcast de antropologia Mundaréu (Unicamp/UnB), trabalhando como pesquisadora, produtora e roteirista. É editora do Platypus, blog do Committee for the Anthropology of Science, Technology, and Computing, American Anthropological Association (CASTAC/AAA). Integra o Laboratório de estudos socioantropológicos sobre tecnologias da vida (Labirinto, Labjor/Unicamp), atuando como editora do blog do laboratório. É Affiliated Researcher no Centre for Global Science and Epistemic Justice da University of Kent, Inglaterra, e observadora independente no Human Practices Comitee da International Genetically Engineered Machine Foundation. Compõe a Coletiva Vazantes – coletiva autônoma para produção de conhecimento sobre menstruação. Se interessa pelas interfaces entre corpo, biologia, tecnologia, cultura, formas expressivas, ética e conhecimento, dialogando com críticas feministas e decoloniais. Também se dedica a experimentações em metodologias de pesquisa e sistemas de organização digital do conhecimento.

Email: clari.reche@gmail.com
Site:http://clarissareche.com/
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9415396641036197

 

Cristiana Gonzalez

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-IFCH/Unicamp). Fez graduação em relações internacionais e mestrado em sociologia na Universidade de São Paulo (USP). Integrou o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (GPOPAI/USP) e foi pesquisadora do CTS/FVG-Rio. Atualmente pesquisa dinheiro digital, criptografia e anonimato, Internet das Coisas e infraestruturas digitais, com especial interesse no estudos sociais de ciência e tecnologia (ESCT) e ficção científica.

 

Fernanda Mariath

Farmacêutica (UFRJ) e mestranda em Divulgação Científica e Cultural (IEL/Unicamp). Investiga questões de sexo e gênero nas pesquisas de células tronco. Participante do podcast Mundaréu, dedicado à divulgação científica de Antropologia. Colaboradora do projeto de divulgação científica de plantas medicinais PlantaCiência (@plantaciencia).

Email: fermariath@gmail.com
Instagram:@fermariath
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5218125174146216

 

Fernando Camargo

Antropólogo. Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP – bolsista CNPQ); mestre em Ciências Sociais (UNIFESP – bolsista CAPES); especialista em Gestão Cultural (SENAC); e graduado em Ciências Sociais (PUC de Campinas – bolsista de Iniciação Científica). Participa do “Visurb – Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas” coordenado pela Profa. Andréa Barbosa na UNIFESP, do “Labirinto – Laboratório de Estudos Sócioantropológicos sobre Tecnologias da Vida”, coordenado pela Profa. Daniela Manica na UNICAMP e do multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações, coordenado pela Profa. Susana Dias. É pesquisador bolsista de pós-doutorado no INCT – Observatório Nacional de Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa – Unidade Científica Comunicação, cultura e arte (CNPQ). Tem interesse atualmente em pesquisas socioantropológicas com rios e outros corpos de águas e com experimentações metodológicas e poéticas com imagens e outras (etno/bio/foto) grafias.

Email: camargo.fmc@gmail.com
Instagram: @camargofmc
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5491175823014442

 

Gabriela Paletta

Psicóloga (UFF), esquizoanalista, artista circense e pesquisadora interessada em arranjos interdisciplinares que componham uma perspectiva crítica feminista da ciência, corpo, arte e tecnologia. Doutoranda em no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) na Unicamp, desenvolvendo uma pesquisa sobre menstruação, dignidade menstrual e empreendedorismo social. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ) com pesquisa sobre aplicativos de monitoramento de ciclos menstruais em interface com a antropologia da ciência e tecnologia.

Email: gabriela.paletta@gmail.com
Instagram:@gabipaletta
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6722385940718251

 

Humberto Santana Jr.

Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Relações Étnico-Raciais do CEFET/RJ. Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unicamp (PPGCS/Unicamp). Mestre em Relações Étnico-Racais pelo Programa de Pós-Graduação em relações Étnico-Racias do CEFET/RJ (PPRER/CEFET/RJ). Membro do Labirinto/Labjor/ Unicamp e também do Núcleo de Antropologia Simétrica do Museu Nacional (NAnSi/MN/UFRJ). Os interesses de pesquisa têm se concentrado nas questões relativas aos estudos sobre: Antropologia das Religiões de Matriz Africana, Teoria Antropológica e Relações Étnico-raciais.

Email: santanajrhumberto@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7921276798132961

 

Irene do Planalto Chemin

Mestranda em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/IEL, Unicamp). Antropóloga e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Produtora de podcast no Mundaréu, um podcast de Antropologia – Depto. Antropologia/UnB e LABJOR – Unicamp. Produtora de podcast no Se o grileiro vem, pedra vai. Produtora de podcast no projeto de pesquisa Maternidades destituídas, violadas e violentadas, do Depto. Antropologia/UFF. Tem interesse em educação, antropologia da criança e do adolescente, assim como na aliança com as artes e tecnologias para a popularização da ciência.

Email: irenedoplanalto@gmail.com
Instagram:@caminhodosomconsultoria
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2341130404462697

 

Ivo Dias Alves

Doutorando em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Doutor e Mestre em Educação e Saúde na infância e na adolescência (UNIFESP) Universidade Federal de São Paulo, Bacharel em Sociologia e Política (FESPSP) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo , Tecnólogo em Fotografia (UNICID) Universidade Cidade de São Paulo e cursando Licenciatura em Educomunicação (ECA-USP) Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo , Orientador Educacional e membro da equipe multiprofissional em cuidados paliativos do IOP / GRAACC – Instituto de Oncologia Pediátrica / Grupo de Apoio a Criança e Adolescente com Câncer. Participa do Labirinto – Laboratório de Estudos Sócioantropológicos Sobre Tecnologias da Vida. Pesquisa na área de Ciências Sociais com ênfase em antropologia da criança, sociologia da educação, educação especial, cuidados paliativos e atendimento escolar hospitalar com crianças e adolescentes com câncer

Email: ivodalves@gmail.com
Instagram:@ivo.dias26
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6597553654620573 

 

Janaina Morais

Janaina Morais é antropóloga, artista visual, educadora e terapeuta menstrual, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO-UFJF, 2021), com foco em Antropologia da Menstruação. Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação da UFJF (2012) e mestrado em Ciências Sociais pelo PPGCSO-UFJF (2015). Há 14 anos pesquisa temas como gênero, sexualidade, corpo, arte, feminismos, política, saúde, ginecologia autônoma, emoções, cura, experiência, sangue, menstruação, educação e dignidade menstrual. Atualmente, é bolsista de pós-doutorado (CNPq), no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), da Unicamp, desenvolvendo a pesquisa: “Educação menstrual nas escolas: impactos e desafios na promoção da dignidade menstrual”. Também é membro do Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre Tecnologias da Vida (Labirinto/Unicamp) e da Coletiva Vazantes – coletiva autônoma para produção de conhecimento transdisciplinar sobre menstruação.

Email: janainajanis@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2295588972931398

 

Kris Oliveira

Doutorando em Ciências Sociais no IFCH/Unicamp, com projeto de pesquisa dedicado a pensar os primeiros casos de cura da infecção por HIV. Mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela FCA/Unicamp. Graduado em Ciências Sociais – Antropologia, com Bacharelado e Licenciatura, pelo IFCH/Unicamp. Graduado em Administração pela Universidade Mackenzie. Integra o grupo de pesquisadores do LABIRINTO – Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre Tecnologias da Vida e do LA’GRIMA – Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem, ambos da Unicamp. Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: modos de conhecimento e suas expressões; experiências e trajetórias; corpo, gênero e sexualidade; ciência e tecnologia.

Email: kris.h.oliveira@gmail.com
Instagram:@kris_herik
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6174445487835848

 

 

Michelle Perez Dos Santos

Graduanda de ciências sociais pela Unicamp. Participante do Labirinto-labjor. Tem interesse nas áreas de negritude, menstruação, gênero e sexualidade.

Email: m246849@dac.unicamp.br

 

 

Miranda Benez Cefali

Cientista Social formada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/FCLAr). Mestranda em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/PPGS/IFCH). Integrante do Grupo de Pesquisa Corpos, política e autonomia (enCorpA) da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Investiga o perfil e a jornada de mulheres sem filhos em busca da cirurgia de esterilização voluntária. Se interessa por questões relacionadas a gênero, sexualidade, justiça reprodutiva, maternidade e não-maternidade, teoria feminista e bioética.

Email:benezmiranda@gmail.com
Instagram:@mirandabenez
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5915486420879590

 

Naedja Vieira

Doutoranda no programa de pós-graduação em Ciências Sociais/IFCH/Unicamp e possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela UERN/RN. Atualmente dedica-se a pesquisar menarca e menstruação em adolescentes urbanizadas. É membro da Coletiva Vazantes de pesquisas sobre menstruação, e do Labirinto/Unicamp – @labirinto.labjor

Email:naedjavieira1@gmail.com
Instagram:@naedjav
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4752650590771459

 

 

Participantes Egressos

 

Adriana Silvestrini

Pesquisadora, jornalista e filósofa. Mestra em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/IEL/Unicamp). Tema da dissertação defendida: “Presidentas Dilma Rousseff e Cristina Kirchner: enquadramento de gênero e política nas imagens e manchetes nas capas dos jornais Folha de S. Paulo e Clarín”. Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP). Graduação em Comunicação Social com habilitações em Jornalismo e Rádio e TV pela Universidade São Judas Tadeu (USJT/SP). Licenciada em Filosofia pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul/SP).Tem interesse em temáticas como gênero, política, mídia, estudos filosóficos e socioantropológicos. Além deste Labirinto, participa também do Grupo de Pesquisa em Gênero e História (Grupeg/USP).

Email: dri.silvestrini@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1441218190924819

 

Brunno Souza Toledo Pereira 

Mestrando no Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – Diversitas – da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve pesquisa relacionada à Psicanálise e violência de Estado. Realizou sua graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo os temas de suas pesquisas científicas relacionados aos estudos de gênero e ciência. Integra, como aprimorando, a Rede para Escutas Marginais (REM), desenvolvendo um conjunto de atividades formativas, de enfoque teórico-prático, para o enfrentamento dos efeitos psicossociais da violência estrutural do Estado. Integra, na UNICAMP, o grupo de pesquisa Psicanálise, Política e Significante (PsiPoliS) e o Laboratório de estudos socioantropológicos sobre tecnologias da vida. Integra, também, o Núcleo de pesquisas em clínicas públicas de psicanálise, vinculado ao Instituto Gerar. Além disso, atua junto ao coletivo Estação Psicanálise, na cidade de Campinas.

Email: souzabrunno8@gmail.com 
Instagram:@souzbrun
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2707453919191503

 

Camila Montagner

Graduada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestre pelo programa de pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/Unicamp). Doutoranda em Ciências Sociais (Unicamp) e membro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits).

 

Camila Pissolito

É jornalista. Mestra em Divulgação Científica e Cultural e especialista em jornalismo científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp). Tem interesse nas áreas de gênero e antropologia da ciência e da tecnologia.

Email: cpissolito@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8305425418228675

 

Carolina Carettin

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) com foco em fotojornalismo e gênero. É mestra pelo programa de Divulgação Científica e Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp), foi bolsista facilitadora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Atualmente cursa a especialização “Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade”, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Email: carol.carettin@hotmail.com
Instagram: @carolcarettin
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6237984987686140

 

Flora Villas Carvalho

Graduade em Antropologia e graduande de Arqueologia, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Mestrande em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp). Produtore de conteúdo para o canal de divulgação científica “Barbie Arqueóloga”. Tem interesse em temáticas como gênero, sexualidade, maternidade, métodos conceptivos, redes sociais e internet. Atualmente pesquisa maternidade lésbica e sapatona seus usos e relações com os grupos de Facebook sobre inseminação caseira.

Email: floravillascf@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9151772508155518

 

 

Jacqueline Medeiros

Graduada em Comunicação Social – Rádio TV e Multimídia, e atualmente mestranda em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp). Sua pesquisa atual busca entender a atuação das jornalistas e mulheres negras no telejornalismo brasileiro através de suas trajetórias. Tem interesse nas temáticas de gênero, corpo, feminismo e biografia; relações étnico-raciais e jornalismo.
Email: jacquecamposfotografia@gmail.com
Instagram:@jhacqmedeiros
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6178368939784432

 

 

Marina Bohnenberger

Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/USP e bacharela em Ciências Sociais pela FFLCH/USP. Pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em temas como violência, estatísticas criminais, autoritatismos, violência na Amazônia e instituições policiais. Pesquisa as conexões entre feminismo e ecologia, epistemologias feministas e ecológicas. Tem interesse em antropologia da modernidade, humanidades ambientais, gênero, feminismos e tecnociências. Tem experiência na área de políticas públicas em Direitos Humanos, segurança pública e organizações da sociedade civil.

Email: marina.boh@gmail.com
Instagram:@marinaboh
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2368506834112513

 

Mateus Vicente

Graduando em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, pela Unicamp. Atualmente desenvolve pesquisa de iniciação científica na área de Antropologia da Ciência e da Tecnologia, estudando os temas da tecnociência, inteligência artificial e etnografia de laboratório.

Email: mateusvicente97@gmail.com
Instagram:@mateusovicente
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6597553654620573 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5444691942917119

 

Milena Cristina Peres

É técnica em Publicidade e Propaganda, jornalista pela Universidade do Vale do Paraíba e mestra em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp). Tem interesse nas áreas de corpo, gênero e tecnologia e suas relações.